Pular para o conteúdo principal

Tempo da Criação: de 1ª de setembro a 4 de outubro

O dia 1ª de setembro, foi proclamado pelo Papa Francisco como sendo o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, ao publicar ano passado a Carta Apostólica “Laudato Si”, e unindo-se a Igreja Ortodoxa, que desde 1989 celebra esta data. Para este ano, o Papa fez um pedido especial, por meio de um vídeo, onde pede possamos cuidar da casa comum para nós e para as futuras gerações.
Além do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, toda a Igreja Católica e os homens e mulheres de boa vontade estarão vivendo o “Tempo da Criação”, que vai do dia 1ª de setembro até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis. O Tempo da Criação, que termina no dia da Festa de São Francisco de Assis, dia 04 de outubro, foi proposto pelos bispos das Filipinas, em 2003, seguindo o precedente de outras denominações cristãs.
O arcebispo de Manila, Luis Antonio G. Tagle, enfatizou que o Tempo da Criação desde o ano passado conta com a Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”. Milhares de católicos de todos os continentes, apoiados pelo Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC), neste período estão unidos a Igreja da Filipina para comemorar o Tempo da Criação.
O MCGC criou recursos disponíveis no site www.SeasonOfCreation.info/portugues/, para que os participantes utilizem para organizar grupos semanais de oração e colocar breves reflexões em boletins da igreja e rezar juntos como uma comunidade, uma família ou individualmente. Para este ano, as lideranças católicas estão sendo convidadas a promover diversas ações nas paróquias e nas dioceses do Brasil, afim de que o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação seja celebrado, assim como promover atividades durante o “Tempo da Criação”.
Na carta em que o Papa instituiu o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, ele nos lembrou que "a crise ecológica nos convoca a uma profunda conversão espiritual: Os cristãos são chamados a "uma conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus."(Laudato Si, 217).
A mudança climática e o aquecimento global é resultado das ações humanas, que por longo período da história utilizou-se dos recursos naturais sem a preocupação de poderiam ficar escassos ou causar danos irreparáveis ao meio ambiente. A conversão sugerida pelo Papa passa por abandonarmos de vez a cultura do consumismo e do desperdício e passáramos a ter um olhar mais atento ao meio ambiente que vivemos, a “Casa Comum a todos e a todas, a Terra”.


A encíclica Laudato si, do Papa Francisco, termina com duas orações: uma oferecida para ser compartilhada com todos os que creem em “um Deus criador onipotente”, e a outra proposta aos que professam a fé em Jesus Cristo.  

Oração pela nossa Terra
Deus Onipotente, que estais presente em todo o universo e na mais pequenina das vossas criaturas, Vós que envolveis com a vossa ternura tudo o que existe, derramai em nós a força do vosso amor para cuidarmos da vida e da beleza. Inundai-nos de paz, para que vivamos como irmãos e irmãs sem prejudicar ninguém.
Ó Deus dos pobres, ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta terra que valem tanto aos vossos olhos. Curai a nossa vida, para que protejamos o mundo e não o depredemos, para que semeemos beleza e não poluição nem destruição. Tocai os corações daqueles que buscam apenas benefícios à custa dos pobres e da terra.
Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita. Obrigado porque estais conosco todos os dias. Sustentai-nos, por favor, na nossa luta pela justiça, o amor e a paz.  

Oração cristã com a criação  
Nós Vos louvamos, Pai, com todas as vossas criaturas, que saíram da vossa mão poderosa. São vossas e estão repletas da vossa presença e da vossa ternura. Louvado sejais! Filho de Deus, Jesus, por Vós foram criadas todas as coisas. Fostes formado no seio materno de Maria, fizestes-Vos parte desta terra, e contemplastes este mundo com olhos humanos. Hoje estais vivo em cada criatura com a vossa glória de ressuscitado.
Louvado sejais! Espírito Santo, que, com a vossa luz, guiais este mundo para o amor do Pai e acompanhais o gemido da criação, Vós viveis também nos nossos corações a fim de nos impelir para o bem. Louvado sejais! Senhor Deus, Uno e Trino, comunidade estupenda de amor infinito, ensinai-nos a contemplar-Vos na beleza do universo, onde tudo nos fala de Vós.
Despertai o nosso louvor e a nossa gratidão por cada ser que criastes. Dai-nos a graça de nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe. Deus de amor, mostrai-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra, porque nem um deles sequer é esquecido por Vós.

Iluminai os donos do poder e do dinheiro para que não caiam no pecado da indiferença, amem o bem comum, promovam os fracos, e cuidem deste mundo que habitamos. Os pobres e a terra estão bradando: Senhor, tomai-nos sob o vosso poder e a vossa luz, para proteger cada vida, para preparar um futuro melhor, para que venha o vosso Reino de justiça, paz, amor e beleza. Louvado sejais! Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roni Medeiros versus Leandro Azevedo

Vereador Leandro Azevedo Vereador Roni Medeiros Se for pelo título deste texto, o que o leitor imagina é que há na Câmara Municipal e no campo político uma disputa entre os vereadores Roni Medeiros, líder do Governo Bernardo Rossi na Câmara, e o líder do PSB, vereador Leandro Azevedo. De fato há uma divergência entre os dois vereadores quando está em discussão temas ligados a administração municipal, como vem ocorrendo nas últimas semanas. Porém, fora do plenário da Câmara os dois vereadores mantém um bom relacionamento, deixando claro que as divergências entre eles existe, mais apenas no campo político. No campo pessoal, são amigos e possuem um bom relacionamento.   Na sessão do dia 25 de janeiro não foi diferente, quando os dois vereadores divergiram e trocaram farpas por causa das denúncia sobre o não pagamento de RPAs, que segundo Leandro Azevedo é um absurdo e segundo Roni Medeiros, o pagamento não aconteceu por fal

Polêmica da iluminação de Natal

     Enquanto o Brasil discute o aumento da violência na maioria dos estados, sendo o Rio de Janeiro a unidade da federal onde morrem mais policiais, sem contar os civis inocentes. Em Petrópolis, o inicio da semana é marcado pela discussão sobre os gastos do Governo Municipal com a iluminação de natal, sendo que, o dinheiro a ser usado, segundo a Prefeitura é da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que a maioria dos petropolitanos paga na conta de energia elétrica, cobrada pela Enel.      Abro aqui um parêntese para afirmar que “sou contra a cobrança da CIP da maneira como é feita, pois todas as vezes que aumento o meu consumo de energia residencial aumenta também o valor da CIP, e com isso, porque gasto mais energia em minha casa, pago mais pela CIP”.      Retomando o assunto, temos aqui algumas situações que precisam ser analisadas e questionadas, como por exemplo, o quanto a Prefeitura arrecada por mês com a cobrança da CIP. É importante destacar que, os valores não são bai

Deputado Chiquinho Brazão defende reforma tributária

O deputado federal Chiquinho Brazão (Avante-RJ) defendeu hoje na Câmara dos Deputados uma reforma tributária com objetivo de trazer mais investimentos para os estados e com isso gerar mais empregos. O deputado lamentou a discussão sobre a Reforma da Previdência, que na sua opinião tira direitos dos trabalhadores. Para o deputado é preciso discutir temas que vão contribuir com o desenvolvimento do país e garantir direitos, inclusive ampliá-lo e não medidas que tira direitos.