Pular para o conteúdo principal

Campanha Um Dia no Parque chama brasileiros para áreas naturais protegidas em todo o país

Objetivo é criar uma cultura de celebração de Parques e Reservas por meio do turismo em Unidades de Conservação

A campanha Um Dia no Parque quer mostrar que as Unidades de Conservação (UCs), além de protegerem a biodiversidade, oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde e garantia de bem-estar, além do desenvolvimento econômico. A Coalizão Pró UCs, que realiza a campanha, pretende fazer isso por meio da promoção de atividades em contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. Entre as áreas já confirmadas na ação estão os Parques Nacionais da Tijuca, Iguaçu, Serra da Bodoquena, Aparados da Serra e Serra da Capivara, os Parques Estaduais de Ibitipoca e Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, Vila Velha, Ilha do Mel e Guartelá, no Paraná, o Refúgio de Alcatrazes em São Paulo, entre outras.
O objetivo é criar uma cultura de visitação e turismo nas UCs – mais conhecidas como parques ou reservas – por meio de um dia de comemoração fixo no calendário do país, em que áreas protegidas e parceiros (organizações não governamentais, grupos de visitantes organizados, empresas) em todo o Brasil ofereçam atividades que, além servirem como recreação, despertem a consciência ambiental nos participantes. Em 2019, a ação ocorre no dia 21 de julho.
Esta é a segunda edição da campanha, que teve início em 2018. De acordo com Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC, que idealizou a iniciativa no Brasil, “o povo brasileiro ama a natureza, mas ainda tem pouco contato com o que o Brasil tem de mais bonito e raro, um patrimônio natural que está nas nossas Unidades de Conservação. Com a campanha, queremos gerar esse sentimento de orgulho e pertencimento dessas áreas para nossa sociedade. Em 2018 realizamos o ano zero, de experimentação, e foi um sucesso, com cerca de 65 Unidades de Conservação e parceiros em todo o país participando com múltiplas atividades”, como observação de aves, surf, oficina de pipa, trilhas, contação de histórias. Em 2019, o objetivo é chegar a 100 UCs participantes.
Instituições, organização não governamentais, coletivos, grupos ligados ou não ao meio ambiente também são convidados a participar por meio da promoção de atividades a visitantes. E opções não faltam. Nas Unidades de Conservação, além das atividades mais conhecidas, como trilha, observação de paisagem e ciclismo, por exemplo, é possível praticar também rapel, asa delta, canoagem, surfe, observação de aves, boia cross, banho de cachoeira, e até um piquenique. A campanha também incentiva que as pessoas visitem as áreas protegidas nesta data, independentemente da previsão de uma ação específica.
De acordo com a bióloga e gerente de Áreas Protegidas da Fundação SOS Mata Atlântica, Erika Guimarães, “o objetivo da campanha é que, em uma década, os brasileiros possam conhecer melhor e desfrutar dos benefícios que nossas UCs oferecem, ampliando, com isso, o respaldo da sociedade na defesa dessas áreas”.
Turismo como gerador de renda
O turismo em Unidades de Conservação tem aumentado nos últimos anos no Brasil e gerado renda. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de 2013 a 2018 o número de visitantes praticamente dobrou em Unidades de Conservação federais, indo de 6,3 milhões em 2013 para 12,4 milhões em 2018. Os visitantes gastaram, em 2017, cerca de R$ 2 bilhões nos municípios do entorno das UCs, gerando cerca de 80 mil empregos. Todos os setores ligados ao ecoturismo são beneficiados, como o hoteleiro, de alimentação, transporte, além do comércio em geral. Um estudo realizado pelo Instituto SEMEIA, membro da Coalizão Pró UCs, afirma que o Brasil tem o potencial de gerar até 168 bilhões de reais com o turismo de natureza, enquanto outro estudo do ICMBio mostra que para cada um real investido nas UCs, sete reais são gerados na economia.
De acordo com uma pesquisa do IBOPE Inteligência encomendada pelo WWF-Brasil, 91% dos brasileiros deseja ter mais contato com a natureza do que tem hoje em dia. A mesma pesquisa mostra que 82% procura por locais que tenham paisagens naturais quando vão viajar. Segundo a coordenadora do Programa de Ciências do WWF-Brasil, Mariana Napolitano, “a campanha Um Dia no Parque é um incentivo ao ecoturismo, que beneficia tanto a população local, que tem a economia estimulada pelo fluxo de pessoas, com mais movimento na rede hoteleira, de alimentos e artesanato, entre outros, como os visitantes, com experiências enriquecedoras”.
Em 2019, a campanha Um Dia no Parque conta com o apoio da GIZ Brasil e Grupo Cataratas, além das instituições que fazem parte da Coalizão Pró UCs, realizadora da ação.
Atividades realizadas pelo WWF-Brasil
DF – Parque Nacional de Brasília: pedalada às 7h30;
PE – Parque Nacional Marinho e APA de Fernando de Noronha:
-Yoga com café da manhã: 6h às 9h na baía do Sueste;
-Trilha Golfinho: 7h às 9h no mirante da baía dos Golfinhos;
-Oficina de fotografia com orientação histórica da região: 8h30 às 11h. Ponto de encontro na baía do Sueste;
-Caminhada Air France ao Buraco da Raquel, com orientação geológica e coleta de lixo: 13h30 às 16h30;
-Mergulho guiado: 15h às 16h30 na praia do Sancho;
-Pôr do sol com música: 17h às 18h30 no Mirante Dois Irmãos;
-Palestra temática sobre os Parques Nacionais: 20h às 21h30 no auditório do Projeto Tamar;
-Noronha nas Estrelas: 19h às 21h30 na trilha Atalaia;
SP – Parque Estadual do Jaraguá: bate-papo com time do WWF-Brasil e trilhas guiadas a partir das 9h;
AM – Parque Estadual Sumaúma (Manaus):
9h30 - trilhas interpretativas no interior do Parque;
13h – Cine ambiental, com exibição de filmes de temática socioambiental;
13h30 – trilhas interpretativas no interior do Parque;
15h – Vivência sobre Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PAN’CS);
Oficina de Fotografia* (horário a confirmar);
E mais: Experiência de vista aérea do Parque Estadual Sumaúma; atividades lúdicas para crianças (jogos e teatro de fantoches); distribuição de material educativo sobre a importância das unidades de conservação.
MS – Parque Estadual do Prosa:
7:30 – trilha de observação de aves;
9:00 – trilha especial com a Associação de Mulheres Deficientes para observação de aves;
10:00 – yoga para todos no centro de visitantes;
11:00 – encerramento com dança circular e lanche coletivo;
DF – Arie Granja do Ipê:
VI Caminhada nos Parques: Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Granja do Ipê, Riacho Fundo-DF. Nível de Esforço Físico baixo. Ponto de Encontro: CAUB I, Entrada do Centro Educacional Agrourbano Ipê, distância: 11km (ida e volta); Saída para trilha: às 8h00.
Coalizão Pró-Unidades de Conservação
A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário para a Conservação da Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy - TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.

Redes sociais

Na página da Coalizão Pró UCs no Facebook(https://www.facebook.com/unidoscuidamos/) é possível encontrar informações, além de confirmar a participação no evento. E no hotsite da campanha há dicas de visitação, sugestões de atividades, além de arquivos para download, como um guia com informações a gestores das Unidades de Conservação e parceiros. O endereço é www.umdianoparque.net.
Serviço:
O que: Um Dia no Parque
Quando: 21 de julho
Onde: Unidades de Conservação em todo o país
Quem pode participar: todos os interessados em praticar atividades na natureza ou contemplar a paisagem
Como: visitando as UCs participantes, ou praticando uma atividade em contato com a natureza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polêmica da iluminação de Natal

     Enquanto o Brasil discute o aumento da violência na maioria dos estados, sendo o Rio de Janeiro a unidade da federal onde morrem mais policiais, sem contar os civis inocentes. Em Petrópolis, o inicio da semana é marcado pela discussão sobre os gastos do Governo Municipal com a iluminação de natal, sendo que, o dinheiro a ser usado, segundo a Prefeitura é da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que a maioria dos petropolitanos paga na conta de energia elétrica, cobrada pela Enel.      Abro aqui um parêntese para afirmar que “sou contra a cobrança da CIP da maneira como é feita, pois todas as vezes que aumento o meu consumo de energia residencial aumenta também o valor da CIP, e com isso, porque gasto mais energia em minha casa, pago mais pela CIP”.      Retomando o assunto, temos aqui algumas situações que precisam ser analisadas e questionadas, como por exemplo, o quanto a Prefeitura arrecada por mês com a cobrança da CIP. É importante destacar que, os valores não são bai

Roni Medeiros versus Leandro Azevedo

Vereador Leandro Azevedo Vereador Roni Medeiros Se for pelo título deste texto, o que o leitor imagina é que há na Câmara Municipal e no campo político uma disputa entre os vereadores Roni Medeiros, líder do Governo Bernardo Rossi na Câmara, e o líder do PSB, vereador Leandro Azevedo. De fato há uma divergência entre os dois vereadores quando está em discussão temas ligados a administração municipal, como vem ocorrendo nas últimas semanas. Porém, fora do plenário da Câmara os dois vereadores mantém um bom relacionamento, deixando claro que as divergências entre eles existe, mais apenas no campo político. No campo pessoal, são amigos e possuem um bom relacionamento.   Na sessão do dia 25 de janeiro não foi diferente, quando os dois vereadores divergiram e trocaram farpas por causa das denúncia sobre o não pagamento de RPAs, que segundo Leandro Azevedo é um absurdo e segundo Roni Medeiros, o pagamento não aconteceu por fal

Parte II - A imprensa e a relação com a Câmara

Na manhã de hoje, tomei conhecimento, que ontem à noite, a Câmara Municipal de Petrópolis decidiu não mais restringir o acesso de jornalista ao prédio do Legislativo. A única observação é que a Assessoria de Comunicação seja comunicada da presença dos jornalistas, o que não vejo problema nenhum e até um sinal de respeito. Esta decisão da direção da Câmara foi tomada por iniciativa do presidente, vereador Roni Medeiros mantendo assim, como disse em nota publicada ontem, o relacionamento harmonioso da Câmara com a imprensa petropolitana.