Pular para o conteúdo principal

Tempo da Criação: de 1ª de setembro a 4 de outubro

O dia 1ª de setembro, foi proclamado pelo Papa Francisco como sendo o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, ao publicar ano passado a Carta Apostólica “Laudato Si”, e unindo-se a Igreja Ortodoxa, que desde 1989 celebra esta data. Para este ano, o Papa fez um pedido especial, por meio de um vídeo, onde pede possamos cuidar da casa comum para nós e para as futuras gerações.
Além do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, toda a Igreja Católica e os homens e mulheres de boa vontade estarão vivendo o “Tempo da Criação”, que vai do dia 1ª de setembro até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis. O Tempo da Criação, que termina no dia da Festa de São Francisco de Assis, dia 04 de outubro, foi proposto pelos bispos das Filipinas, em 2003, seguindo o precedente de outras denominações cristãs.
O arcebispo de Manila, Luis Antonio G. Tagle, enfatizou que o Tempo da Criação desde o ano passado conta com a Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”. Milhares de católicos de todos os continentes, apoiados pelo Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC), neste período estão unidos a Igreja da Filipina para comemorar o Tempo da Criação.
O MCGC criou recursos disponíveis no site www.SeasonOfCreation.info/portugues/, para que os participantes utilizem para organizar grupos semanais de oração e colocar breves reflexões em boletins da igreja e rezar juntos como uma comunidade, uma família ou individualmente. Para este ano, as lideranças católicas estão sendo convidadas a promover diversas ações nas paróquias e nas dioceses do Brasil, afim de que o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação seja celebrado, assim como promover atividades durante o “Tempo da Criação”.
Na carta em que o Papa instituiu o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, ele nos lembrou que "a crise ecológica nos convoca a uma profunda conversão espiritual: Os cristãos são chamados a "uma conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus."(Laudato Si, 217).
A mudança climática e o aquecimento global é resultado das ações humanas, que por longo período da história utilizou-se dos recursos naturais sem a preocupação de poderiam ficar escassos ou causar danos irreparáveis ao meio ambiente. A conversão sugerida pelo Papa passa por abandonarmos de vez a cultura do consumismo e do desperdício e passáramos a ter um olhar mais atento ao meio ambiente que vivemos, a “Casa Comum a todos e a todas, a Terra”.


A encíclica Laudato si, do Papa Francisco, termina com duas orações: uma oferecida para ser compartilhada com todos os que creem em “um Deus criador onipotente”, e a outra proposta aos que professam a fé em Jesus Cristo.  

Oração pela nossa Terra
Deus Onipotente, que estais presente em todo o universo e na mais pequenina das vossas criaturas, Vós que envolveis com a vossa ternura tudo o que existe, derramai em nós a força do vosso amor para cuidarmos da vida e da beleza. Inundai-nos de paz, para que vivamos como irmãos e irmãs sem prejudicar ninguém.
Ó Deus dos pobres, ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta terra que valem tanto aos vossos olhos. Curai a nossa vida, para que protejamos o mundo e não o depredemos, para que semeemos beleza e não poluição nem destruição. Tocai os corações daqueles que buscam apenas benefícios à custa dos pobres e da terra.
Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita. Obrigado porque estais conosco todos os dias. Sustentai-nos, por favor, na nossa luta pela justiça, o amor e a paz.  

Oração cristã com a criação  
Nós Vos louvamos, Pai, com todas as vossas criaturas, que saíram da vossa mão poderosa. São vossas e estão repletas da vossa presença e da vossa ternura. Louvado sejais! Filho de Deus, Jesus, por Vós foram criadas todas as coisas. Fostes formado no seio materno de Maria, fizestes-Vos parte desta terra, e contemplastes este mundo com olhos humanos. Hoje estais vivo em cada criatura com a vossa glória de ressuscitado.
Louvado sejais! Espírito Santo, que, com a vossa luz, guiais este mundo para o amor do Pai e acompanhais o gemido da criação, Vós viveis também nos nossos corações a fim de nos impelir para o bem. Louvado sejais! Senhor Deus, Uno e Trino, comunidade estupenda de amor infinito, ensinai-nos a contemplar-Vos na beleza do universo, onde tudo nos fala de Vós.
Despertai o nosso louvor e a nossa gratidão por cada ser que criastes. Dai-nos a graça de nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe. Deus de amor, mostrai-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra, porque nem um deles sequer é esquecido por Vós.

Iluminai os donos do poder e do dinheiro para que não caiam no pecado da indiferença, amem o bem comum, promovam os fracos, e cuidem deste mundo que habitamos. Os pobres e a terra estão bradando: Senhor, tomai-nos sob o vosso poder e a vossa luz, para proteger cada vida, para preparar um futuro melhor, para que venha o vosso Reino de justiça, paz, amor e beleza. Louvado sejais! Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governador do Estado visita Bauernfest e fala no investimento para segurança

acompanhando a visita do Governador O governador Wilson Witzel visitou na noite de sexta-feira a 30ª Bauernfest. “É um evento de grande importância pro turismo do estado do Rio de Janeiro. Eu fico muito feliz de estar prestigiando”. Na visita à Festa do Colono Alemão, o governadorse mostrou encantado com a organização do evento e afirmou que em Petrópolis e em todo o estado o “turismo é o novo petróleo”. “O Rio de Janeiro é um estado que tem grandes oportunidades de fazer eventos. Escolhi Petrópolis porque gosto de cerveja, gosto do friozinho. Petrópolis é uma cidade encantadora. O turismo esta cada vez mais presente no Rio de Janeiro”, destacou durante a visita, lembrando que Petrópolis vai continuar recebendo turistas também com eventos que acontecem na capital. “Nós temos certeza de que no Rock in Rio também vai ter muito turista aqui em Petrópolis e em diversos outros eventos” completou. Ouça a conversa do governador com os jornalistas

Cassação de Dudu adiada com decisão judicial

O desembargador Jaime Dias Pinheiro Filho, da 12º Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) suspendeu a votação do processo de cassação do vereador Luiz Eduardo (Dudu), que aconteceria, na quarta-feira, 6 de fevereiro. Com esta decisão, o processo fica suspenso sem data para ser votado pelos vereadores até o julgamento do mérito dos recursos apresentados pela Câmara Municipal e pela defesa do vereador Dudu. Na decisão, o desembargador Jaime Dias Pinheiro Filho deixa claro que, as faltas do vereador às sessões legislativas desde o dia 12 de abril do ano passado, não podem ser usadas como justificativa para sua cassação. Ele afirma que Dudu não compareceu às sessões, pois uma decisão judicial da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou seu afastamento. Além do agravo apresentado pela defesa do vereador, a Câmara Municipal, por meio de seu departamento jurídico também apresentou um agravo pedindo a reconsideração da dec...

Crise econômica: justifica tudo

A Câmara Municipal, desde o ano passado tem usado a crise econômica como argumento para aprovar ou rejeitar projetos e emendas dos vereadores e para aprovar matérias de autoria do governo municipal. Na sessão de terça-feira, não foi diferente, quando a bancada governista aprovou projeto criando o cargo de Subsecretário de Obras, Habitação e Regularização Fundiária, com argumento de que é importante para agilizar processos e trazer recursos para o município por causa da crise econômica. Alegaram ainda que seria importante para dar andamento aos processos de regularização fundiária e habitação. O mesmo argumento “crise econômica”, foi usado na sessão de terça-feira para manter os vetos do chefe do Poder Executivo Municipal as emendas apresentadas pelos vereadores, retirando recursos de algumas pastas, como a coordenadoria de comunicação. É interessante perceber que argumentos, como a “crise econômica” são usados por políticos e empresários para justificar medidas contra ou a favor as s...