Pular para o conteúdo principal

Presidente parlamentarista

Na quinta-feira, quando ouvir o presidente Michel Temer falar que fazia um governo presidencial com características de parlamentarismo, confesso que a minha vontade foi quebrar a televisão. Pelo menos teria a sensação de dar um soco neste senhor.... que está brincando de ser presidente e apresenta na verdade, não características de parlamentarista, mais de um ditador que faz de tudo para se manter no poder, inclusive convocando as Forças Armadas para reprimir manifestação popular.
Se de fato vivêssemos num regime parlamentarista ou que pelo ao menos tivéssemos as características parlamentarista e nossos políticos, homens públicos, fossem sérios e comprometidos com o país e com o bem comum, todos renunciaram seus cargos.
Pelo menos este deveria ser o gesto de um presidente que, claramente não tem mais credibilidade para governar o país. Perde apoio a cada dia e a cada dia fica mais evidente que é um dos corruptos.
Fui contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, pois vi na ação do Congresso Nacional uma ação meramente política, pois lhe faltaram articulação política e o bom senso de romper com os petistas e com as propostas políticas de poder. Se tivesse feito isto, talvez pudesse fazer um governo de coalizão, salvar seu governo e manter os avanços sociais que estão correndo risco de retroceder ao início do Século XIX.
No entanto, fui a favor de seu afastamento da presidência, pois não havia mais condições de governar. Ela havia perdido apoio no Congresso Nacional, no meio empresarial e de um grande número da população.
Vejo que o presidente Michel Temer está na mesma situação. Apesar dos empresários e grupos econômicos e os tucanos defenderem a reforma trabalhista e da previdência, não manifestam apoio ao presidente e alguns líderes destes segmentos já pediram seu afastamento da presidência.
Isolado, mantendo-se no cargo por acordos políticos que passa por salvar a pele de corruptos em troca do salvamento da sua, Temer vai governando e representando o país no exterior, cometendo gafes e dando declarações que se ficasse calado já estaria errado.
Se me perguntar se sou contra Temer, a resposta é sim. Como posso ter um presidente que não tem representatividade, que troca apoio por cargos e para salvar sua pele e de corruptos como Aécio Neves e outros, que convoca as Forças Armadas para reprimir uma manifestação popular contra reformas trabalhista e da previdência, que recebe em sua residência oficial um empresário processado e ainda com nome falso para não ser reconhecido, que diz que não fez, não falou e não usou e depois desmente sua declaração afirmando que falou, fez e usou.
Se este é o presidente que governa com características de parlamentarismo, então, seja honesto e justo consigo mesmo e renuncie.

Afinal de contas, se renunciar ao cargo de presidente, o que pode acontecer... apenas ser preso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polêmica da iluminação de Natal

     Enquanto o Brasil discute o aumento da violência na maioria dos estados, sendo o Rio de Janeiro a unidade da federal onde morrem mais policiais, sem contar os civis inocentes. Em Petrópolis, o inicio da semana é marcado pela discussão sobre os gastos do Governo Municipal com a iluminação de natal, sendo que, o dinheiro a ser usado, segundo a Prefeitura é da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que a maioria dos petropolitanos paga na conta de energia elétrica, cobrada pela Enel.      Abro aqui um parêntese para afirmar que “sou contra a cobrança da CIP da maneira como é feita, pois todas as vezes que aumento o meu consumo de energia residencial aumenta também o valor da CIP, e com isso, porque gasto mais energia em minha casa, pago mais pela CIP”.      Retomando o assunto, temos aqui algumas situações que precisam ser analisadas e questionadas, como por exemplo, o quanto a Prefeitura arrecada por mês com a cobrança da CIP. É importante destacar que, os valores não são bai

Deputado Chiquinho Brazão defende reforma tributária

O deputado federal Chiquinho Brazão (Avante-RJ) defendeu hoje na Câmara dos Deputados uma reforma tributária com objetivo de trazer mais investimentos para os estados e com isso gerar mais empregos. O deputado lamentou a discussão sobre a Reforma da Previdência, que na sua opinião tira direitos dos trabalhadores. Para o deputado é preciso discutir temas que vão contribuir com o desenvolvimento do país e garantir direitos, inclusive ampliá-lo e não medidas que tira direitos.

Parte II - A imprensa e a relação com a Câmara

Na manhã de hoje, tomei conhecimento, que ontem à noite, a Câmara Municipal de Petrópolis decidiu não mais restringir o acesso de jornalista ao prédio do Legislativo. A única observação é que a Assessoria de Comunicação seja comunicada da presença dos jornalistas, o que não vejo problema nenhum e até um sinal de respeito. Esta decisão da direção da Câmara foi tomada por iniciativa do presidente, vereador Roni Medeiros mantendo assim, como disse em nota publicada ontem, o relacionamento harmonioso da Câmara com a imprensa petropolitana.