Pular para o conteúdo principal

Cassação de Dudu adiada com decisão judicial

O desembargador Jaime Dias Pinheiro Filho, da 12º Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) suspendeu a votação do processo de cassação do vereador Luiz Eduardo (Dudu), que aconteceria, na quarta-feira, 6 de fevereiro. Com esta decisão, o processo fica suspenso sem data para ser votado pelos vereadores até o julgamento do mérito dos recursos apresentados pela Câmara Municipal e pela defesa do vereador Dudu.

Na decisão, o desembargador Jaime Dias Pinheiro Filho deixa claro que, as faltas do vereador às sessões legislativas desde o dia 12 de abril do ano passado, não podem ser usadas como justificativa para sua cassação. Ele afirma que Dudu não compareceu às sessões, pois uma decisão judicial da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou seu afastamento.

Além do agravo apresentado pela defesa do vereador, a Câmara Municipal, por meio de seu departamento jurídico também apresentou um agravo pedindo a reconsideração da decisão do juiz da 4ª Vara Cível de Petrópolis, Jorge Luiz Martins Alves, que determinou a abertura do processo de cassação do Dudu.

O juiz da 4ª Vara Cível havia determinado a abertura do processo administrativo para cassação do mandato do vereador Dudu, argumentando que ele estava ausente da Câmara quando não cumpriu a determinação judicial que foi sua prisão. Em 12 de abril de 2018, uma decisão do Tribunal de Justiça determinou o afastamento do vereador e decretou sua prisão preventiva. No entanto, o vereador não foi encontrado em sua residência e nem se apresentou e por isso foi considerado foragido, cuja condição somente foi retirada quando conseguiu o habeas corpus que suspendeu o pedido de prisão. Mantendo apenas a restrição de afastamento das funções legislativas.

A decisão do desembargador Jaime Pinheiro atendeu um recurso apresentado pelo Departamento Jurídico da Câmara Municipal, atendendo pedido da Mesa Diretora, em outubro de 2018, em face da decisão de afastamento do vereador Dudu ter sido em caráter temporário. “A decisão do juízo foi acatada, porém, nada impede que o Poder Legislativo se contraponha a mesma pelos meios legais, até mesmo porque o próprio Ministério Público havia se manifestado no sentido contrário ao pedido formulado pelo autor” explica a Mesa Diretora.

De acordo com a Mesa Diretora, ao apresentar recurso junto ao TJRJ, cumpre seu papel em questionar qualquer decisão onde o Legislativo Municipal é citado e faz parte da ação. “A Câmara não toma para si a defesa de um ou outro vereador. É dever do Departamento Jurídico e dos seus procuradores defender a Câmara e seus agentes políticos nos seus direitos. O vereador em questão conquistou seu mandato de forma democrática, através do voto popular, e deve ter respeitado seu direito constitucional ao contraditório e a legítima defesa” afirmou a Mesa por meio de sua assessoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polêmica da iluminação de Natal

     Enquanto o Brasil discute o aumento da violência na maioria dos estados, sendo o Rio de Janeiro a unidade da federal onde morrem mais policiais, sem contar os civis inocentes. Em Petrópolis, o inicio da semana é marcado pela discussão sobre os gastos do Governo Municipal com a iluminação de natal, sendo que, o dinheiro a ser usado, segundo a Prefeitura é da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que a maioria dos petropolitanos paga na conta de energia elétrica, cobrada pela Enel.      Abro aqui um parêntese para afirmar que “sou contra a cobrança da CIP da maneira como é feita, pois todas as vezes que aumento o meu consumo de energia residencial aumenta também o valor da CIP, e com isso, porque gasto mais energia em minha casa, pago mais pela CIP”.      Retomando o assunto, temos aqui algumas situações que precisam ser analisadas e questionadas, como por exemplo, o quanto a Prefeitura arrecada por mês com a cobrança da CIP. É importante destacar que, os valores não são bai

Roni Medeiros versus Leandro Azevedo

Vereador Leandro Azevedo Vereador Roni Medeiros Se for pelo título deste texto, o que o leitor imagina é que há na Câmara Municipal e no campo político uma disputa entre os vereadores Roni Medeiros, líder do Governo Bernardo Rossi na Câmara, e o líder do PSB, vereador Leandro Azevedo. De fato há uma divergência entre os dois vereadores quando está em discussão temas ligados a administração municipal, como vem ocorrendo nas últimas semanas. Porém, fora do plenário da Câmara os dois vereadores mantém um bom relacionamento, deixando claro que as divergências entre eles existe, mais apenas no campo político. No campo pessoal, são amigos e possuem um bom relacionamento.   Na sessão do dia 25 de janeiro não foi diferente, quando os dois vereadores divergiram e trocaram farpas por causa das denúncia sobre o não pagamento de RPAs, que segundo Leandro Azevedo é um absurdo e segundo Roni Medeiros, o pagamento não aconteceu por fal

Parte II - A imprensa e a relação com a Câmara

Na manhã de hoje, tomei conhecimento, que ontem à noite, a Câmara Municipal de Petrópolis decidiu não mais restringir o acesso de jornalista ao prédio do Legislativo. A única observação é que a Assessoria de Comunicação seja comunicada da presença dos jornalistas, o que não vejo problema nenhum e até um sinal de respeito. Esta decisão da direção da Câmara foi tomada por iniciativa do presidente, vereador Roni Medeiros mantendo assim, como disse em nota publicada ontem, o relacionamento harmonioso da Câmara com a imprensa petropolitana.