Pular para o conteúdo principal

Governo perde espaço na Câmara e oposição e suplentes viram protagonistas

A situação do governo na Câmara Municipal não é das melhores. Apesar de ainda conseguir aprovar a maioria dos projetos, o prefeito Bernardo Rossi, segundo uma fonte, tem consciência que não tem mais influência sobre os vereadores.
De modo geral a visão que se tem é que os vereadores estão atrelados ao Governo Municipal e por isso não atuam contra o prefeito. De fato, esta é a imagem que passa, principalmente os discursos que vão na linha de defesa do governo.
Mas, conversando com os vereadores, a maioria, principalmente os suplentes querem manter uma atitude de independência e não aceitam nenhuma interferência do Governo na decisão deles sobre as votações.
Um vereador chegou a afirmar que: “Mantenho meu apoio ao governo, mas se o prefeito pensa que vou votar tudo que ele quer, sem discutir, sem ver se de fato se é bom para cidade está enganado” e concluiu frisando que “não estou aqui para dize amém”.
A maior dificuldade do Governo está em administrar este tipo de posicionamento, até porque, enquanto o Governo e a direção da Câmara passarem a imagem que atuam para proteger os vereadores investigados pela Justiça, a relação não será tranquila.
O problema é que tanto a Câmara quanto a Prefeitura não apresentam nada que vá de encontro aos anseios da população e isto coloca os dois poderes – Executivo e Legislativo – em constante colisão com a opinião pública.
Estes problemas dificultam o diálogo e por isso, o prefeito sabe que, se não tiver um articulador habilidoso terá sérios problemas para aprovar determinados projetos. No entanto, até o momento, as pessoas colocadas para dialogar com os vereadores não agradou e deixou a maioria insatisfeita.
Alguns fatos demonstram esta dificuldade do Governo Municipal e do que sobrou da Bancada Governista, pois a maioria está afastada da Câmara por ordem judicial.
Quando da discussão da CPI do Natal Imperial. Em reposta a posição do vereador Leandro Azevedo (PSD), vereadores ligados ao governo, propuseram então uma CPI para apurar irregularidades nos contratos da extinta Fundação de Cultura, hoje Instituto Municipal de Cultura e Esportes, no período do governo do ex-prefeito Rubens Bomtempo. Com este objetivo a maioria dos vereadores assinaram o pedido de CPI do Natal Imperial.
Esta CPI, criada para investigar os custos do Natal de 2018 já foi instalada e já realizou a primeira reunião. Ela é formada pela maioria dos vereadores de oposição ao governo Bernardo Rossi. Já a CPI para investigar os contratos da extinta Fundação de Cultura, ainda não teve os nomes indicados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha Um Dia no Parque chama brasileiros para áreas naturais protegidas em todo o país

Objetivo é criar uma cultura de celebração de Parques e Reservas por meio do turismo em Unidades de Conservação A campanha Um Dia no Parque quer mostrar que as Unidades de Conservação (UCs), além de protegerem a biodiversidade, oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde e garantia de bem-estar, além do desenvolvimento econômico. A Coalizão Pró UCs, que realiza a campanha, pretende fazer isso por meio da promoção de atividades em contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. Entre as áreas já confirmadas na ação estão os Parques Nacionais da Tijuca, Iguaçu, Serra da Bodoquena, Aparados da Serra e Serra da Capivara, os Parques Estaduais de Ibitipoca e Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, Vila Velha, Ilha do Mel e Guartelá, no Paraná, o Refúgio de Alcatrazes em São Paulo, entre outras. O objetivo é criar uma cultura de visitação e turismo nas UCs – mais conhecidas como parques ou reservas – por meio de um dia de comemo...

A imprensa e a relação com a Câmara

Tomei conhecimento hoje que dois colegas da imprensa petropolitana tiveram acesso restrito na Câmara Municipal de Petrópolis. Uma foi a equipe da InterTv e outro foi o jornalista do Diário de Petrópolis. Achei estranho, pois este procedimento não condiz com a tradição da Câmara na sua relação com a imprensa, que sempre foi harmoniosa, mesmo em momentos de divergência devido a matérias publicadas. Este é um fato que não aconteceu comigo, pois, na manhã de hoje (17/01) fui a Câmara e, após me identificar, tive acesso as dependências da Câmara. No entanto, não posso deixar de manifestar minha surpresa e tristeza, pois em 20 anos fazendo cobertura na Câmara é a primeira vez que presencio ou tomo conhecimento de uma restrição. É compreensível que a direção da Câmara Municipal queira estabelecer regras para que as pessoas possam acessar as dependências. No entanto, é importante que fique claro qual o objetivo e quais os procedimentos que a imprensa terá que ter para ter acesso as depe...

Governador do Estado visita Bauernfest e fala no investimento para segurança

acompanhando a visita do Governador O governador Wilson Witzel visitou na noite de sexta-feira a 30ª Bauernfest. “É um evento de grande importância pro turismo do estado do Rio de Janeiro. Eu fico muito feliz de estar prestigiando”. Na visita à Festa do Colono Alemão, o governadorse mostrou encantado com a organização do evento e afirmou que em Petrópolis e em todo o estado o “turismo é o novo petróleo”. “O Rio de Janeiro é um estado que tem grandes oportunidades de fazer eventos. Escolhi Petrópolis porque gosto de cerveja, gosto do friozinho. Petrópolis é uma cidade encantadora. O turismo esta cada vez mais presente no Rio de Janeiro”, destacou durante a visita, lembrando que Petrópolis vai continuar recebendo turistas também com eventos que acontecem na capital. “Nós temos certeza de que no Rock in Rio também vai ter muito turista aqui em Petrópolis e em diversos outros eventos” completou. Ouça a conversa do governador com os jornalistas