Pular para o conteúdo principal

PSB discute a saúde do Município

Na noite de ontem, após participar em Nova Friburgo, da reunião do Fórum Regional dos Conselhos Municipais de Saúde Região Serrana, à noite em Petrópolis, como convidado participei de um encontro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), cujo tema foi a “saúde do município”.

O encontro foi conduzido pelo presidente de honra do partido e ex-prefeito, Rubens Bomtempo, tendo ao seu lado dois ex-secretários de saúde do seu terceiro governo (2013/2016), André Pombo e Ricardo Patulea.

Não vou entrar nas questões políticas e muito menos nas criticas feitas por eles as medidas tomadas pela atual gestão municipal, sob o comando do prefeito Bernardo Rossi.

Mas, quero ressaltar um dos assuntos do encontro, que foi sobre as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Centro e Cascatinha, cuja expectativa de todos, é pela decisão do juiz da 4ª Vara Cível de Petrópolis, Jorge Luiz Martins Alves, que deve sair amanhã (dia17/01) ou nos próximos dias.

Os problemas apontados pelos dois secretários e servidores da saúde, que participaram do encontro, não foi nenhuma novidade para quem está acompanhando o processo de mudança na administração das UPAs desde setembro.

O que fica claro, e sobre isto já manifestei em depoimento prestado ao magistrado da 4ª Vara Cível, é a insatisfação dos trabalhadores com a forma de contratação, por meio de cooperativa, que retirou deles todos os direitos sociais trabalhistas que tinham antes, quando as contratações eram pelo sistema CLT.

É evidente que toda mudança causa transtornos, porém, a mudança na forma de administração das UPAs mostrou e está mostrando que, o principalmente objetivo das UPAs começa, ou já está há algum tempo, totalmente comprometido, que é o atendimento à população.

Não entro no mérito da questão se o governo anterior soube administrar melhor do que o atual, ou se o atual cometeu erro ao fazer o pregão que teve como vencedor o Consórcio Saúde Legal. Mas, como cidadão petropolitano e atualmente como presidente do Conselho Municipal de Saúde não tenho dúvida que a mudança no formato administrativo das UPAs vem causando um dano irreparável ao sistema de saúde do município. Além dos mais, tem prejudicado o atendimento à população. Antes, com a Cruz Vermelha havia problemas, porém conseguiu-se fechar o ano de 2016 com o atendimento que dava sinais de referência e de qualidade para população.

Acredito que, neste momento, o prefeito Bernardo Rossi tem uma avaliação muito mais detalhada da situação do que eu e por isso, creio que as informações que me chegam sejam verdadeiras e que mudanças podem acontecer em prol de um atendimento com qualidade e eficiência, pois é isto que o Conselho Municipal de Saúde vem cobrando.

Mas, as mudanças, sejam elas quais forem, ainda depende da decisão do juiz da 4ª Vara Cível.

Sobre a reunião em si, os dois ex-secretários apresentaram os números do governo anterior, fizeram as devidas comparações, ressaltaram situações que para eles são problemas e apontaram soluções. O ex-prefeito também teve o mesmo posicionamento, mas sugeriu aos seus companheiros atenção aos problemas e que denunciem as irregularidades.

Para concluir, você pode perguntar: por que participei deste encontro?

Simples: como cidadão devo ouvir todas as opiniões para formar a minha; como convidado, responder a um convite de amigos e pessoas que respeito; como presidente do COMSAÚDE, ouvir a avaliação de dois ex-secretários de Saúde, como tenho ouvido o atual secretário e assim formar minha opinião como presidente do Conselho Municipal de Saúde.



No mais, tenho o compromisso de lutar por uma saúde melhor, pois acredito no SUS, como um sistema eficaz para atender a população. Por isso, temos que estar unidos contra as medidas do Ministério da Saúde, que nos últimos anos tem promovido o desmonte do SUS, reduzindo o financiamento público federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha Um Dia no Parque chama brasileiros para áreas naturais protegidas em todo o país

Objetivo é criar uma cultura de celebração de Parques e Reservas por meio do turismo em Unidades de Conservação A campanha Um Dia no Parque quer mostrar que as Unidades de Conservação (UCs), além de protegerem a biodiversidade, oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde e garantia de bem-estar, além do desenvolvimento econômico. A Coalizão Pró UCs, que realiza a campanha, pretende fazer isso por meio da promoção de atividades em contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. Entre as áreas já confirmadas na ação estão os Parques Nacionais da Tijuca, Iguaçu, Serra da Bodoquena, Aparados da Serra e Serra da Capivara, os Parques Estaduais de Ibitipoca e Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, Vila Velha, Ilha do Mel e Guartelá, no Paraná, o Refúgio de Alcatrazes em São Paulo, entre outras. O objetivo é criar uma cultura de visitação e turismo nas UCs – mais conhecidas como parques ou reservas – por meio de um dia de comemo...

A imprensa e a relação com a Câmara

Tomei conhecimento hoje que dois colegas da imprensa petropolitana tiveram acesso restrito na Câmara Municipal de Petrópolis. Uma foi a equipe da InterTv e outro foi o jornalista do Diário de Petrópolis. Achei estranho, pois este procedimento não condiz com a tradição da Câmara na sua relação com a imprensa, que sempre foi harmoniosa, mesmo em momentos de divergência devido a matérias publicadas. Este é um fato que não aconteceu comigo, pois, na manhã de hoje (17/01) fui a Câmara e, após me identificar, tive acesso as dependências da Câmara. No entanto, não posso deixar de manifestar minha surpresa e tristeza, pois em 20 anos fazendo cobertura na Câmara é a primeira vez que presencio ou tomo conhecimento de uma restrição. É compreensível que a direção da Câmara Municipal queira estabelecer regras para que as pessoas possam acessar as dependências. No entanto, é importante que fique claro qual o objetivo e quais os procedimentos que a imprensa terá que ter para ter acesso as depe...

Governador do Estado visita Bauernfest e fala no investimento para segurança

acompanhando a visita do Governador O governador Wilson Witzel visitou na noite de sexta-feira a 30ª Bauernfest. “É um evento de grande importância pro turismo do estado do Rio de Janeiro. Eu fico muito feliz de estar prestigiando”. Na visita à Festa do Colono Alemão, o governadorse mostrou encantado com a organização do evento e afirmou que em Petrópolis e em todo o estado o “turismo é o novo petróleo”. “O Rio de Janeiro é um estado que tem grandes oportunidades de fazer eventos. Escolhi Petrópolis porque gosto de cerveja, gosto do friozinho. Petrópolis é uma cidade encantadora. O turismo esta cada vez mais presente no Rio de Janeiro”, destacou durante a visita, lembrando que Petrópolis vai continuar recebendo turistas também com eventos que acontecem na capital. “Nós temos certeza de que no Rock in Rio também vai ter muito turista aqui em Petrópolis e em diversos outros eventos” completou. Ouça a conversa do governador com os jornalistas