Pular para o conteúdo principal

O juiz, a caneta e o governo


Recentemente nas redes sociais li críticas ao ministro da Justiça, o ex-juiz Sergio Moro, ao governador do Rio de Janeiro, o ex-juiz Wilson Witzel e ao governo do presidente da República Federativa do Brasil, o capitão e ex-deputado federal Jair Bolsonaro.

As criticas que li partiam de aliados e simpatizantes deles que se mostravam decepcionados com suas atitudes nestes apenas dois meses de governo. A principal crítica é a falta de atitude e empenho para dar solução a questões que, segundo estas pessoas, bastaria uma canetada dos três sem conversa com políticos.

Ao ministro Sérgio Moro foram criticas por ter separado do pacote anticrime a questão do caixa dois. Tema que envolve muitos políticos. Ao governador por suas declarações, como se fosse ele o salvador de todos os problemas do Estado do Rio e ao presidente, ao modo como utiliza as redes sociais e a interferência de seus filhos no processo político.

A verdade é que, nas conversas que tive com muitos amigos ao longo da campanha eleitoral de 2018, sempre afirmei e muitos podem comprovar (se assim quiserem) que uma coisa é o deputado Jair Bolsonaro e outra seria o presidente Jair Bolsonaro.

Sempre afirmei que ele tinha o direito, como deputado de falar o que queria e se posicionar da maneira como achasse melhor. Porém, quando chegasse ao cargo de presidente teria as imposições do cargo, as regras estabelecidas e a Constituição. Além de garantir a governabilidade e para isto precisa dialogar com os políticos. Principalmente com aqueles que é possível manter um diálogo.

Além disto, tem um trabalho árduo pela frente em separar a relação política de seus filhos com as ações políticas e determinantes de seu governo. O que, na prática, não é muito fácil e não será para ele e nem para qualquer um que esteja nesta posição. Mas, em um determinado momento terá que fazer para evitar o que ocorreu no caso do ex-ministro Gustavo Bebiano.

Já com relação aos dois juízes em cargos diferentes, “a regra é clara” (como diria o juiz e comentarista de futebol, Arnaldo Cezar Coelho), quando juiz a última palavra, ou melhor, a última canetada era deles e quem não concordasse entrava com agravos de instrumento nas instâncias superiores. Mas, como ministro e como governador, apesar terem o poder de determinar, não são a última canetada.

Muito pelo contrário. O juiz agora ministro deve ouvir e consultar o presidente, principalmente quando suas determinações podem ou vão interferir no campo político e até social. Caso contrário pode contrariar a vontade política do presidente e de seu governo e com isso inviabilizar a governabilidade. Neste campo é preciso mais do que ter uma boa caneta é preciso saber dialogar, entretanto, sem perder seus princípios e metas a serem alcançadas. Porém, é importante lembrar que os meios não justificam o fim. E neste campo é que entra manter-se firme aos princípios e a legalidade.

O mesmo ocorre com o juiz, agora governador. Apesar da sua boa vontade e determinação, ele depende de seus secretários, que na verdade são os executores de sua política de governo. Ele também, assim como Bolsonaro e Moro terá que ter habilidade para garantir a governabilidade e para isto deverá dialogar com todas as forças políticas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), até porque não tem a maioria e nem elegeu o presidente da Assembleia.

Os três e muito mais o ministro e o governo estão sendo observados e acompanhados por muitos órgãos e entidades, além de políticos e a sociedade civil organizada e também por todos aqueles que confiaram neles. Por isso, assim como eles, é importante que o povo, aqueles que votaram e são simpáticos, devem ter a compreensão que, ao longo desta caminhada, haverá, mesmo que seja aparentemente, muita contradição entre aquilo que pregavam e aquilo que de fato e de direito podem realizar.

O importante neste processo, aqueles que os apoiam acreditar, confiar e fiscalizar. Aqueles foram e são oposição manterem-se vigilantes e fiscalizando, porém com bom senso, dentro da legalidade e respeito democrático.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polêmica da iluminação de Natal

     Enquanto o Brasil discute o aumento da violência na maioria dos estados, sendo o Rio de Janeiro a unidade da federal onde morrem mais policiais, sem contar os civis inocentes. Em Petrópolis, o inicio da semana é marcado pela discussão sobre os gastos do Governo Municipal com a iluminação de natal, sendo que, o dinheiro a ser usado, segundo a Prefeitura é da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que a maioria dos petropolitanos paga na conta de energia elétrica, cobrada pela Enel.      Abro aqui um parêntese para afirmar que “sou contra a cobrança da CIP da maneira como é feita, pois todas as vezes que aumento o meu consumo de energia residencial aumenta também o valor da CIP, e com isso, porque gasto mais energia em minha casa, pago mais pela CIP”.      Retomando o assunto, temos aqui algumas situações que precisam ser analisadas e questionadas, como por exemplo, o quanto a Prefeitura arrecada por mês com a cobrança da CIP. É importante destacar que, os valores não são bai

Parte II - A imprensa e a relação com a Câmara

Na manhã de hoje, tomei conhecimento, que ontem à noite, a Câmara Municipal de Petrópolis decidiu não mais restringir o acesso de jornalista ao prédio do Legislativo. A única observação é que a Assessoria de Comunicação seja comunicada da presença dos jornalistas, o que não vejo problema nenhum e até um sinal de respeito. Esta decisão da direção da Câmara foi tomada por iniciativa do presidente, vereador Roni Medeiros mantendo assim, como disse em nota publicada ontem, o relacionamento harmonioso da Câmara com a imprensa petropolitana.

Roni Medeiros versus Leandro Azevedo

Vereador Leandro Azevedo Vereador Roni Medeiros Se for pelo título deste texto, o que o leitor imagina é que há na Câmara Municipal e no campo político uma disputa entre os vereadores Roni Medeiros, líder do Governo Bernardo Rossi na Câmara, e o líder do PSB, vereador Leandro Azevedo. De fato há uma divergência entre os dois vereadores quando está em discussão temas ligados a administração municipal, como vem ocorrendo nas últimas semanas. Porém, fora do plenário da Câmara os dois vereadores mantém um bom relacionamento, deixando claro que as divergências entre eles existe, mais apenas no campo político. No campo pessoal, são amigos e possuem um bom relacionamento.   Na sessão do dia 25 de janeiro não foi diferente, quando os dois vereadores divergiram e trocaram farpas por causa das denúncia sobre o não pagamento de RPAs, que segundo Leandro Azevedo é um absurdo e segundo Roni Medeiros, o pagamento não aconteceu por fal